Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

SmartPhone para quê?

          Resolvi iniciar este tópico pois quero trocar meu Nokia e61i por um aparelho mais novo, porém, antes disso pretendo avaliar as opções disponíveis até achar um que me agrade tanto quanto o e61i agradou.
         
          Uma parte da avaliação consiste em entender para quê as pessoas estão usando seus celulares, em especial, seus smartphones e que aplicativos estão usando.

          Bem, comecemos pelos recursos básicos de um telefone celular:
  1. CHAMADAS TELEFONICAS - pode parecer engraçado, mas já vi gente que tinha celular, mas o menos importante era esse recurso;
  2. MENSAGENS SMS (com ou sem multimídia) - para mim, é um recurso tão importante quanto fazer chamadas; 
  3. CÂMERA DE VÍDEO - hoje em dia indispensável em qualquer aparelho. Uma câmera à mão a todo instante sempre tem sua utilidade para registrar flagrantes "da vida moderna". Pena que às vezes, quando mais se precisa (por exemplo, para registrar um acidente de trânsito ou a primeira palavra do nenêm) a gente esquece que existe ela no celular;
  4. Lista de CONTATOS - indispensável hoje em dia, mas poderia ter melhores softwares de gerenciamento (e que desespero perder o celular);
  5. MEMÓRIAdo telefone - como os cartões SIM são bastante limitados, os telefones tem que vir com uma boa quantidade de memória (até para permitir instalarmos novos aplicativos);
  6. Suporte a CARTÃO DE MEMÓRIA - sem dúvida, este é o local que iremos armazenar a maior parte de nossos arquivos. Quanto mais, melhor;
  7. Funções de CALENDÁRIO, RELÓGIO, DESPERTADOR, AGENDA etc.
           Agora vamos aos recursos mais específicos dos smartphones:
  1. Enviar e receber E-MAILS - está aqui um recurso que desisti de usar através de softwares de e-mail no celular por dois motivos: primeiro, o aplicativo que veio no meu e61i era muito ruim; segundo, porque como estratégia para evitar virus, tenho usado o webmail (browser) como primeiro acesso e, posteriormente, baixo os e-mails que me interessam no notebook;
  2. NAVEGAÇÃO na Internet - este é outro recuros que uso muito (menos para redes sociais). Recentemente com a instalação do Opera Mini, minha "experiência de usuário" teve um "salto", mudando da "água para o vinho";
  3. GPS por satélite - eis outro recurso que para mim é indispensável. No caso do meu e61i, o GPS não é nativo do celular, mas tenho o receptor que se conecta ao smartphone por bluetooth;
  4. Serviço de MAPAS - usado em conjunto com o GPS ou não, dos vários softwares que testei o que melhor me identifiquei foi o Google Maps;
  5. TECLADO QWERTY - não tem comparação, mesmo digitando com uma mão só, fica muito fácil;
  6. Suite de ESCRITORIO (Editor de texto, apresentações e planilha eletrônica) - nesse momento não lembro ter usado algum desses;
  7. LEITOR DE PDF - este sim, já foi muito usado;
           Recusos de Conectividade:
  1. 3G (multifrequência) - é o padrão do momento;
  2. BLUETHOOTH - muita gente tem; alguns sabem que tem; poucos sabem tirar o proveito deste tipo de rede. Já me colocou em apuro uma vez, mas me salvou em vários "apertos";
  3. WIFI - não vivo sem ele... Smartphone sem esse recurso não é smartphone... Conexão WiFi para você ficar on-line em qualquer lugar que tenha um ponto de acesso... economizar em telefonia, usando FoneIP... navegação web... e por aí vai...
  4. INFRARED - já usei em outros aparelhos a conexão infravermelho, mas convenhamos, o bluetooth supera com folga;
           Recursos de Entretenimento:
  1. JOGOS - está aí outra coisa que meu e61i vê pouco, só tenho um de Golf instalado e já fui até o 18o buraco... só é usado mesmo quando não se tem mais nada a fazer na vida (tipo esperar a mulher no cabelereiro);

            Recursos que eu gostaria de ter:
  1. TOUCHSCREEN - mas nada de teclado virtual... outras funcionalidades de telas touchscreen são mais úteis (ver interfaces iPad, Android e Windows METRO);
  2. ACELERÔMETRO - tenho mil idéias para usar esse recurso;

          Agora é a sua vez... comente sobre recursos que você usa e que são realmente importantes nos smartphones e, também, softwares interessantes...

Um comentário:

  1. Máquina Virtual.
    As vezes quero instalar meu próprio software no celular e necessito ter uma máquina virtual Java ou .net. :O

    Sincronizador.
    Durante o corre-corre e pega-pega de um dia comum posso terminar adcionando tarefas e ou eventos no celular ou no notebook. E certamente que quero manter minhas máquina atualizadas. :D

    Armazenamento em Nuvem.
    Nem sempre tenho tempo de tirar o cartão de memória do celular e copiar os arquivos do celular para o PC ou do PC para o celular.
    Então nada mais inteligênte do que sentar na minha ( fofa ) cadeira, conectar o celular na WireLess e mandar ele sincronizar os arquivos com algum serviço de armazenamento On-Line enquanto faço outras coisas na vida ( tal como jogar PinBall ) :D

    Diagramas de Gantt.
    Acho muito interessante trabalhar com gráficos de Gantt e as vezes gosto de dar uma olhada como esta a situação. :D

    ResponderExcluir